Motivação

Cirurgia bariátrica: saiba quantos quilos perde por mês

Depois que uma pessoa realiza uma cirurgia para redução de estômago, a perda de peso começa a acontecer. Mas, quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica? Afinal, após fazer a cirurgia, é fundamental manter o peso para uma melhor qualidade de vida.

Atualmente, a obesidade é uma das doenças que mais acometem a população do Brasil e do mundo. Além disso, ainda é causa de risco para várias doenças, com problemas metabólicos e cardiovasculares.

Fora as doenças, a obesidade também influencia nos fatores psicológicos, como uma vida sedentária e longe da sociedade. Por isso, quem realiza a cirurgia, quer mesmo que os pesos perdidos não voltem. E foi por isso que preparamos este artigo.

Abaixo você vai entender quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica, além de outras informações referente ao assunto. Prossiga acompanhando para saber mais e boa leitura!

Quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica?

Existem alguns tipos de cirurgia bariátrica, e cada uma é escolhida conforme o caso do paciente. Porém, existem duas que são mais comuns e realizadas com mais frequência. Uma delas é a Bypass Gástrico ou Gastroplastia Redutora.

Essa cirurgia consiste em diminuir o tamanho do estômago. A perda de peso ocorre por conta da diminuição da ingestão dos alimentos. Além disso, aumenta-se a secreção dos hormônios que provocam a sensação de estarmos saciados.

Além da cirurgia dita anteriormente, existem também a cirurgia mista. Fora a redução de estômago, também ocorre um desvio do bolo alimentar quando o mesmo passa pelo intestino. Assim, a absorção dos nutrientes é reduzida, auxiliando no controle de calorias ingeridas.

Vale ressaltar ainda que as vantagens de se realizar uma cirurgia bariátrica, também ocorrem por conta das alterações cardiovasculares, metabólicas e neurológicas que são notadas.

No nosso país, a maioria dos procedimentos realizados são gastroplastias redutoras. A Gastroplastia Redutora corresponde a cerca de 75% das cirurgias realizadas. Depois dela, vem a Gastrectomia Vertical.

A primeira apresenta uma perda de peso de 50% a 60%, em média. Já a segunda apresenta uma média de 40% do excesso de peso.

Entendo a perda de peso durante os meses

Explicamos anteriormente a porcentagem da média de peso perdida. Porém, o que interessa mesmo é saber quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica. Iremos explicar inicialmente o que ocorre na primeira semana.

Na primeira semana, o paciente tende a perder de 800 gramas a 1 quilo de peso por dia. Vale ressaltar que essa perda de peso ocorre por causa das alterações metabólicas e da dieta passada pelo nutricionista.

No fim do primeiro mês depois da cirurgia, o paciente perderá entre 8% e 12% do seu peso total. Essa perda vai depender da dieta realizada por cada paciente. Existem alguns que passam um mês apenas ingerindo líquidos. Ressaltamos que isso não é indicado.

Além de não indicado, ainda costuma ser bastante doloroso para o paciente. O melhor período após a cirurgia bariátrica, ocorre entre os 12 ou 14 primeiros meses depois do procedimento cirúrgico.

O que acontece é que grande parte dos pacientes chegam a perder de 30% a 35% do peso total depois do procedimento nesse espaço de tempo. A perda de peso tende a diminuir entre os 18 meses até 24 meses. Após esse tempo, a perda de peso tende a se estabilizar.

Após passar o terceiro ano do período depois da cirurgia é que as diferenças de peso serão ainda mais notadas entre a Bypass e a Gastrectomia. No caso, os pacientes que se submetem a Gastrectomia possuem mais chance de ter reganho de peso.

Vale ressaltar que a cirurgia não é tudo

Agora que você já sabe quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica, ficou mais fácil de entender todo o procedimento. Porém, é válido salientar que apenas a cirurgia não é suficiente.

Caso o paciente não se cuide, não tenha um acompanhamento com o nutricionista e não faça atividades físicas, o reganho de peso vai acontecer. Tudo é questão de disciplina e de foco. No início poderá ser mais difícil, por ser tudo muito novo e mais complexo.

Por isso que é fundamental que o paciente passe por um acompanhamento psicológico após a cirurgia. O profissional será responsável por administrar todas as dúvidas e incertezas após o procedimento.

Sendo assim, indicamos que após a cirurgia, o paciente mantenha uma vida equilibrada e tente esquecer os vícios que o levaram a ganhar peso antes da cirurgia. Isso será importante para que ele foque em ter uma dieta saudável.

Afinal, após a cirurgia, os costumes saudáveis devem ser mantidos para sempre. Claro que com bastante equilíbrio, não é necessário seguir uma dieta restrita. Porém, a dieta e as atividades físicas devem acompanhar para sempre o paciente que faz o procedimento.

Espero que você tenha entendido quantos quilos perde por mês após a cirurgia bariátrica. Se o artigo for útil para você ou para alguém que você conhece, compartilhe para que essa pessoa também receba essas informações.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário