Dicas para emagrecer

Mentalidade correta na alimentação – alimentos de verdade

Nos últimos anos, as pessoas no geral, foram se afastando cada vez mais dos chamados ‘’alimentos de verdade’’ isso acontece porque a mentalidade em relação a alimentação mudou, a praticidade exigiu adaptação, e os preços dos ‘’alimentos de mentira’’ se tornaram mais atrativos.

imagem-ervas

Mas o que é considerado um alimento de verdade? Qual a mentalidade correta na alimentação? Tudo isso você vai conferir no artigo de hoje!

Alimentos de verdade

Para começar devemos esclarecer que as comidas altamente processadas podem ser mais convenientes no dia – a – dia mas trazem uma série de problemas, como: altas calorias, poucos nutrientes, e o surgimento de diversas doenças, físicas, e até mesmo mentais!

O alimento tem uma força bem mais poderosa do que podemos mensurar.

Para iniciar a temática é importante começar esclarecendo que os alimentos altamente processados, aqueles congelados, ou a comida feita em 5 minutos pelo fast food é sim mais conveniente para o dia – a – dia!

Mas, com toda essa praticidade vai uma série de problemas, como as altas calorias, nutrientes insuficientes, e com isso o surgimento de diversas doenças físicas e até mesmo mentais.

Já que o alimento tem uma força maior para a saúde do que muitas pessoas pensam. Por isso é tão importante ter a mentalidade correta na alimentação.

Já quando falamos em alimentos de verdade estamos nos referindo a produtos que não passaram pelos processos industriais e alimentícios. Aqueles alimentos que tiveram a mínima ou nenhuma interferência de sua forma natural.

E para te ajudar entender melhor sobre o alimento de verdade vamos apresentar as classificações.

Classificação dos alimentos

Alimento in natura ou minimamente processado – Os alimentos considerados ‘’in natura’’ ou minimamente processados são todos aqueles que vieram da natureza, como por exemplo, ovos, frutas, legumes, verduras, carnes! São alimentos que sempre existiram, e devem ser consumidos de forma fresca e também natural.

Dentro dessa categoria também temos os alimentos minimamente processados, ou seja, eles passaram por algum processo de intervenção, mas ainda sim não apresentam grandes riscos nutricionais, e como exemplo temos, farinhas, frutas seca, café, etc.

Ainda nessa categoria temos os ingredientes culinários, utilizando para refogar ou cozinhar os alimentos, uma pessoa para a mentalidade correta na alimentação, precisa cuidar até mesmo do modo que prepara os alimentos.

E dentro desses alimentos temos o sal, açúcar, azeite, vinagre, etc! Mas claro, ainda que alguns produtos são considerados ‘’naturais’’ devem ser utilizados com consciência, um exemplo disso é o sal e a açúcar.

morangos

Alimentos processados – Nessa categoria temos os nossos alimentos de verdade, mas com adição de ingredientes, como por exemplo, pães, queijos, conservas, etc.

Alimentos ultraprocessados – E para finalizar nossa classificação temos os alimentos ultraprocessados, eles estão o mais longe possível do ‘’alimento de verdade’’ !

Eles são feitos com uma combinação de ingredientes que não temos em casa normalmente, como realçadores de sabor, corantes, gordura vegetal! E como exemplo temos alimentos congelados, sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos, etc.

Dessa forma, podemos resumir que os alimentos de verdade são aqueles o mais próximo do natural.

E quais os benefícios de ter a mentalidade correta na alimentação?

Os benefícios de conseguir ter uma mentalidade correta na alimentação são muitos.

1 – Comida de verdade é rica em proteína

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para a perda de gordura, além de ser uma classe de alimentos que reduz a fome, e quando está em fala no organismo pode até mesmo afetar a produção de hormônio.

Os alimentos de verdade são sempre a melhor forma de fonte de proteína, isso porque o processamento que alguns alimentos passam tiram essas substâncias.

prato-saudavel

2 – Ao ingerir comida de verdade você não tem contato com açúcar refinado

O açúcar do tipo refinado faz muito mal para a saúde em um aspecto geral, e outra grande vantagem de mudar sua mentalidade na alimentação, e ingerir alimentos naturais, é não ter contato com esse ingrediente.

Lembrando ainda que o açúcar encontrado em algumas frutas, legumes e leguminosas são açúcares naturais, e não refinado.

3 – Comida de verdade te ajuda a manter o peso e a saúde

E por fim, quem consegue mudar sua mentalidade para alimentação e consumir alimentos de verdade não vai mais ter problema com o peso.

E mais do que emagrecimento, a comida de verdade auxilia a nossa saúde em todos os níveis, aumentando até mesmo nossa expectativa de vida.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário