Dicas para emagrecer

Chá de hibisco: para que serve

Uma das plantas medicinais mais conhecidas no mundo é o hibisco. Essa planta é rica em uma propriedade chamada antocianinas, que faz com que tanto o chá de hibisco quanto a planta tenha uma coloração avermelhada. 

Isso faz com que essa planta se torne extremamente oxidante, sendo uma excelente opção para aquelas pessoas que querem reduzir as marcas de expressão trazidas pelo envelhecimento da pele, assim como ajuda em toda a flora intestinal, trazendo grandes benefícios para aquelas pessoas que fazem uso desse chá com frequência.

Além do mais, o chá de hibisco é rico em ácidos orgânicos, vitamina C, flavonoides e muito mais. Todos esses compostos são capazes de proporcionar milhares de benefícios à vida e à saúde das pessoas, como, por exemplo, ajudar no controle da pressão arterial. 

A planta, conhecida como hibisco possui o nome científico Hibiscus sabdariffa e permite que as pessoas façam o seu consumo em forma de cápsulas, água e mesmo o chá. Trata-se de uma planta que pode ser encontrada facilmente em mercados e lojas online. Nesse texto, iremos falar um pouco mais sobre o que o chá de hibisco tem a oferecer, portanto, continue a ler e saiba mais.

Chá de hibisco na perda de peso

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de hibisco é que ele ajuda na perda de peso. Alguns estudos mostraram que o chá pode reduzir a produção de células de gordura, ou seja, evita que a gordura se acumule no corpo. Os antioxidantes presentes no chá incluem flavonóides e antocianinas, que ajudam a prevenir esse problema. 

Ao retardar esse processo, o chá de hibisco ajuda a reduzir os depósitos de gordura no abdômen e nas nádegas. 

O hibisco também bloqueia a produção de amilase, uma enzima que converte o amido em açúcar. 

Lembre-se, para que o chá de hibisco seja eficaz na perda de peso, é importante unir esse consumo a um plano alimentar equilibrado, além da atividade física regular.

Graças à presença de polifenóis, principalmente as antocianinas, flavonoides e outros compostos com fenólicos, como, por exemplo, a quercetina, o ácido clorogênico, quercetina e ácido cafeico, o consumo regular de hibisco pode auxiliar na perda de peso e na prevenção da obesidade.

Estudos indicam que o efeito da redução de gordura seja alcançado através da redução nos níveis de açúcar, redução da absorção dos carboidratos no intestino e um aumento do metabolismo da gordura do nosso corpo, o que pode promover um aumento significativo no controle do apetite, uma vez que alguns estudos sugerem que o hibisco pode afetar certos hormônios, como o associado ao controle do apetite, de grelina e leptina.

Redução na pressão arterial

O chá de hibisco também ajuda no controle e na redução da pressão arterial das pessoas que sofrem desse tipo de comodidade. 

Ele pode ser usado nos casos leves e moderados, uma vez que é responsável por favorecer o relaxamento nos vasos sanguíneos. Existem estudos que apontam que o efeito em comento é alcançado graças a presença de compostos como a antocianinas na composição dessa planta. Isso faz com que ela tenha propriedades antioxidantes, bem como possua um efeito diurético.

Além disso, é possível encontrar estudos realizados em grandes universidades que apontam para os efeitos do uso regular do hibisco no organismo das pessoas. 

De acordo com esses estudos, o chá de hibisco pode desempenhar a mesma função de medicamentos utilizados no controle da pressão arterial, como é o caso do captopril. Entretanto, vale destacar que não é recomendado substituir a medicação prescrita pelo médico por chá de hibisco, uma vez que os estudos ainda estão sendo feitos para comprovar os efeitos dessa utilização.

Melhora na saúde do coração

O chá de hibisco traz outro benefício de grande importância para a vida das pessoas, qual seja a diminuição no colesterol e a promoção da melhora na saúde dos pacientes. 

Isso porque essa planta é capaz de trazer uma redução no colesterol LDL, ou seja, o colesterol considerado pelos médicos como sendo ruim. Além do mais, ela promove um aumento no colesterol HDL, tido pela medicina como sendo o colesterol bom.

De acordo com especialistas, tal efeito é alcançado graças a uma supressão na síntese dos ácidos graxos no fígado, o que acaba por favorecer uma maior queima de gordura no organismo das pessoas, bem como a diminuição dos níveis de triglicerídeos. 

Tudo isso pode promover uma melhora significativa na saúde do coração e de todo o corpo.

Controle do açúcar no sangue

Outros estudos apontam que o chá de hibisco pode ser um grande aliado das pessoas que estão em busca de regular o açúcar no sangue. 

Isso porque essa planta também possui propriedades capazes de inibir toda a atividade de determinadas enzimas do pâncreas, bem como outras ligadas ao intestino, cuja responsabilidade principal é digerir os carboidratos. 

Dessa forma, por meio do hibisco, as pessoas podem evitar os picos de glicemia, bem como a produção excessiva de insulina, controlando melhor algumas doenças como o diabetes.

Prevenção de doenças infecciosas na urina

O chá de hibisco pode atuar ainda na prevenção de infecções urinárias. Isso porque a planta possui algumas propriedades antimicrobianas, ou seja, conforme estudos em andamento, o hibisco pode combater algumas bactérias como a Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli. Essas bactérias estão diretamente ligadas a infecções urinárias e podem ser grandes vilãs na vida das pessoas.

Graças às propriedades diuréticas que o hibisco possui, a planta pode aumentar a quantidade de urina que a pessoa possui, o que facilita a eliminação das bactérias, bem como previne o surgimento de algumas infecções regulares. 

De acordo com os estudos, esse efeito é alcançado graças aos antioxidantes, responsáveis pela regulação da aldosterona, hormônio controlador da produção de urina.

Cuidar do fígado

Como dito antes, o hibisco possui uma propriedade que inibe a produção dos ácidos graxos no fígado. Essa inibição pode melhorar o funcionamento deste órgão, bem como evitar o fígado gordo. Com isso, há uma desintoxicação no organismo da pessoa, evitando, assim, maiores danos ao fígado.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */