Dicas para emagrecer

Grandes benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre é um dos alimentos mais saudáveis e potentes do planeta. Rico em nutrientes essenciais o gengibre é um alimento muito versátil que pode ser adicionado em diversos pratos.

Ele pode ser consumido em forma de chá, em pó, pedaços frescos ou em sucos, principalmente os sucos detox. Vale destacar que o pó de gengibre também pode ser adicionado como um ingrediente para bolos, pães e biscoitos.

Entre suas principais substâncias é o gingerol que é responsável pelo sabor característico do alimento e por trazer várias das suas propriedades medicinais.

Mas afinal, quais os benefícios do gengibre?

Remédio para gripes e resfriados

Um dos principais benefícios do gengibre é combater a gripes, resfriados e tosses. Seu chá é um bom descongestionante para a garganta e o nariz e seu consumo com mel pode aliviar quadros de tosse e dor de garganta.

Os antioxidantes do gengibre também podem combater gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Entretanto, a melhor maneira de colher esses benefícios é através do chá.

Para fazer o chá de gengibre não tem segredo, basta cortar o gengibre em pedaços, esperar a água ferver e adicione o gengibre. Depois adicione mel e aguarde de 5 a 10 minutos para tomar.

Além disso, o chá de gengibre também pode ser adicionado outros ingredientes como limão, camomila, abacaxi ou laranja.

Protege o cérebro

Outro grande benefício do gengibre é proteger o cérebro. Isso porque ele combate o estresse oxidativo e a inflamação crônica que podem acelerar o processo de envelhecimento.

Muitos estudos científico já demonstraram que o consumo regular do gengibre também pode proteger contra a doença de Alzheimer já que ele inibi respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro.

Além disso, o gengibre pode ser uma solução natural para quem sofre com memória fraca e falta de concentração já que seus nutrientes melhoram o fluxo sanguíneo para o cérebro, promovendo uma memória mais potente.

Ajuda no emagrecimento

O gengibre é um dos melhores alimentos para emagrecer devido atuar acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal.

Isso só é possível devido os compostos presentes no alimento, 6-gingerol e 8-gingerol, que atuam aumentando a produção de calor e suor, deixando o metabolismo acelerado por mais tempo.

Reduz a pressão arterial

Para quem sofre com pressão alta o gengibre pode ser um ótimo aliado já que um dos seus benefícios é reduzir a pressão arterial.

Isso só é possível porque as propriedades do gengibre afinam o sangue, o que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e facilitar a circulação do sangue.

Além disso, seu consumo também pode prevenir trombose, AVC e até problemas cardíacos, como o infarto.

Combate ao diabetes

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico faz o gengibre ser ótimo para combater a diabetes já que seu consumo não provoca o aumento dos níveis de glicose do sangue.

Para entender melhor esse benefício, assista o vídeo abaixo:

Combate infecções

O extrato do gengibre pode inibir o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias já que o alimento é muito eficaz contra as bactérias orais ligadas a doenças inflamatórias nas gengivas, como gengivite e periodontite.

Além disso, o gengibre também pode ser eficaz contra o vírus RSV que é uma causa comum de infecções respiratória.

Entretanto, o gengibre não deve ser usado como substituto ao tratamento ou diagnóstico médico.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário