Dicas para emagrecer Notícias

Como desintoxicar o corpo

Como desintoxicar o corpo de alimentos que podem comprometer a saúde?

A desintoxicação alimentar é um processo natural que tem por finalidade eliminar os excessos de toxinas acumuladas no organismo. Este acúmulo geralmente ocorre devido a uma alimentação pobre em vitaminas, proteínas e fibras, além de outros nutrientes importantes ao bom funcionamento do organismo.

A toxinas mais nocivas ao nosso corpo estão em aditivos, conservantes, corantes, adoçantes ou mesmo no ar poluído das grandes cidades. Mas existem alimentos que podem nos ajudar a combater os maus hábitos de uma alimentação desregrada e desintoxicar o corpo.

Alimentos desintoxicantes

  • Mel: é uma alternativa mais saudável e menos calórica para adoçar bebidas frias e quentes. Também ajuda a combater problemas de circulação. Substitua o açúcar pelo mel na sua alimentação cotidiana e confira os benefícios.
  • Berinjela: digestiva, nutritiva e laxante. Também ajuda no combate à diminuição do colesterol;
  • Arroz integral: Rico em fibras e auxilia na a eliminação de toxinas. Substitua o arroz refinado por ele no seu cotidiano e você terá um aliado da saúde, ao invés de um mero produtor de carboidrato.
  • Couve: Possui alta concentração de ferro, que contribui para a oxigenação do organismo.

Chás desintoxicantes

  • Chá verde: auxilia na perda de peso, pois acelera o metabolismo, além de ter ação antioxidante;
  • Hibisco: também tem ação antioxidante, previne o acúmulo de gordura, controla o nível do colesterol e da pressão arterial;
  • Gengibre: sua alta concentração de vitamina C fortalece o sistema imunológico;
  • Capim-limão: tem ação diurética, auxilia no processo digestivo e alivia os sintomas de depressão, estresse e insônia.

*Mix – chá de gengibre, hortelã, hibisco e limão: Misturas de chás, ervas e alimentos podem ter efeitos ainda mais potentes durante uma desintoxicação alimentar. Uma dica que deixamos é um “mix” de hibisco, gengibre, hortelã e limão. Este “chá reforçado” elimina toxinas, acelera o funcionamento do aparelho digestivo, tem ação anti-inflamatória e ainda deixa a sua pela mais bonita.

Sucos para desintoxicar

Maçã: rica fibras e com ação antiácida. Ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, responsável por retenção de líquidos. Dica: acrescente uma maçã (com casca) a qualquer outro suco de fruta;

  • Laranja: desintoxica e potencializa o funcionamento do trato digestivo;
  • Abacaxi: é diurético, facilita a digestão e desintoxica o fígado;
  • Melancia: refrescante e diurético. Prepare o suco com gengibre para incrementar o sabor e o efeitos.

Como desintoxicar o corpo

Além de aumentar o consumo desses alimentos por pelo menos dois dias, para que a dieta para desintoxicar o corpo realmente funcione, você deve evitar o consumo de cigarros, bebidas alcoólicas, doces, carnes vermelhas e processadas, como salsicha e linguiça, e frituras. Além disso, também é fundamental:

  • Beber muitos líquidos;
  • Evitar conservantes, aromatizantes e enlatados;
  • Reduzir o consumo de sal.

Uma dieta para desintoxicar o corpo não deve ser seguida por muitos dias corridos, sob risco do surgimento de fraqueza do corpo e mal-estar. O ideal é que, após dois ou três dias de uma desintoxicação alimentar você inicie um programa de reeducação alimentar recomendado por um nutricionista.

Se tiver interesse, eu aconselho o trabalho da Rosi Feliciano sobre este assunto.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário