Benefícios da beterraba para quem treina

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 6 min.

Se você é um entusiasta do fitness, sabe que comer os alimentos certos é essencial para um desempenho ideal. 

Mas você sabia que adicionar beterraba à sua dieta pode dar um impulso extra ao seu treino? 

Aqui, discutimos os muitos benefícios da beterraba para quem treina e como é fácil incorporá-la à sua dieta.

Veja também: Alimentos essenciais para emagrecer.

Cardio aprimorado e treinamento de alta intensidade

A suplementação com suco de beterraba ajuda a melhorar o desempenho aeróbico em atletas masculinos e femininos treinados, além de aumentar sua tolerância para exercícios de alta intensidade. 

Também ajuda a aumentar o limiar de lactato, que é o ponto em que o corpo começa a sentir fadiga, permitindo que os atletas treinem com mais regularidade e aumentem as sessões de treinamento intervalado. 

Além disso, o óxido nítrico do suco de beterraba pode melhorar a eficiência do oxigênio e a função cognitiva durante o exercício, levando a um melhor desempenho em esportes de combate ou outras atividades que exigem esforços repetidos de alta intensidade.

Melhor desempenho esportivo e saúde cardiovascular

O suco de beterraba tem sido associado a um melhor desempenho esportivo e saúde cardiovascular, devido ao seu teor de nitrato. 

Os nitratos ocorrem naturalmente em todos os vegetais, mas a beterraba contém níveis particularmente altos desses compostos, que demonstraram aumentar o fluxo sanguíneo e a função pulmonar. 

Além disso, os altos níveis de folato, fibras e vitamina C encontrados na beterraba são essenciais para muitas funções vitais do corpo, como auxiliar na digestão adequada e reduzir o colesterol. 

Todos esses fatores combinados tornam a beterraba uma ótima opção para atletas que buscam melhorar seu desempenho durante o exercício.

Saúde do Cérebro

Os benefícios da beterraba para quem treina não param apenas no físico. 

A beterraba contém nitratos, que podem aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e melhorar a função cognitiva. 

Além disso, descobriu-se que beber suco de beterraba aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro em pessoas mais velhas, sugerindo que o vegetal vermelho escuro também pode oferecer benefícios para o cérebro. 

O óxido nítrico que seu corpo produz a partir dos nitratos da beterraba pode ajudar a relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro – o que pode levar a uma função cognitiva melhorada. 

Além disso, o suco de beterraba pode apoiar o fluxo sanguíneo saudável e o oxigênio para o cérebro, ajudando os atletas a obter ótimos resultados.

Benefícios nutricionais

A beterraba é uma excelente fonte de nutrientes, contendo um pouco de quase todas as vitaminas e minerais essenciais para manter um corpo saudável. 

Eles são baixos em calorias, mas ricos em vitaminas e minerais valiosos. A beterraba também é embalada com nitrato dietético, que é conhecido por ter uma série de possíveis benefícios à saúde, como redução da pressão arterial, melhora da digestão e redução do risco de diabetes. 

Além desses benefícios, a beterraba pode ser benéfica para quem treina, fornecendo um aumento de óxido nítrico para ajudar a brisa durante os treinos, aumentando a eficiência durante o exercício e reduzindo a quantidade de oxigênio necessária durante a atividade física.

Eficiência aprimorada durante o exercício

A maior eficiência durante o exercício que o suco de beterraba oferece é um grande benefício para quem treina. 

Estudos sugerem que consumir 500 mL de suco de beterraba diariamente pode levar a um aumento de 15% no tempo necessário para atingir a exaustão. Além disso, atletas relataram melhora no desempenho devido aos nitratos encontrados na beterraba, conhecidos como vasodilatadores. 

Isso ajuda a reduzir as necessidades de oxigênio para os músculos e melhora o desempenho esportivo e a saúde cardiovascular. Também é benéfico para a regulação da pressão arterial, bem como para a redução do colesterol, tornando-o um complemento ideal para qualquer regime de treinamento.

Redução do Colesterol

Os fitoesteróis da beterraba são estruturalmente semelhantes ao colesterol, e estudos demonstraram que podem ajudar a reduzir o LDL, ou os níveis de colesterol “ruim”. Descobriu-se que o extrato de beterraba reduz os níveis de colesterol total e triglicérides enquanto aumenta o HDL, ou colesterol “bom”. 

A ingestão de beterraba também pode levar a uma diminuição significativa na pressão arterial sistólica e diastólica.

A redução do colesterol não deve ser negligenciada, pois pode ajudar a promover uma melhor saúde cardiovascular geral.

Reforço de óxido nítrico para Treinamento

O suco de beterraba é um reforço de óxido nítrico eficaz para quem treina. Seus altos níveis de nitrato se convertem em nitrito e depois em óxido nítrico, que promove a vasodilatação, permitindo melhor fluxo sanguíneo, entrega de oxigênio e melhor desempenho. 

Também pode melhorar o treinamento cardiovascular e de alta intensidade, ajudando você a atingir seus objetivos mais rapidamente. 

Além disso, pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzir os níveis de colesterol e regular a pressão arterial. Todos esses benefícios fazem do suco de beterraba um ótimo complemento para atletas e entusiastas de exercícios.

Melhor desempenho

O suco de beterraba demonstrou melhorar o desempenho de atletas e indivíduos não treinados. 

A pesquisa mostra que os níveis de nitrato na beterraba podem aumentar o fluxo sanguíneo, fornecer mais nutrientes aos músculos e aumentar a velocidade e a resistência durante o treinamento de alta intensidade. 

Em um estudo, descobriu-se que a suplementação com suco de beterraba melhorou o desempenho em 0,8% em ciclistas treinados. 

Além disso, estudos mostraram que a suplementação com suco de beterraba pode resultar em uma redução geral no consumo de oxigênio durante o exercício, significando melhor desempenho com menos esforço.

Regulação da pressão arterial

A beterraba não só pode proporcionar melhor desempenho e maior eficiência durante o exercício, mas também pode ajudar a regular a pressão arterial. 

O alto teor de nitrato das beterrabas as torna um excelente reforço de óxido nítrico para quem treina. O óxido nítrico trabalha para relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial. 

De acordo com uma revisão sistemática da literatura com uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados, beber uma xícara de suco de beterraba por dia pode reduzir significativamente a pressão arterial de pessoas com pressão alta. 

A beterraba também é conhecida por reduzir os níveis de colesterol, o que ajuda ainda mais a regular a pressão sanguínea. Portanto, a beterraba é a escolha ideal para atletas que desejam se manter saudáveis ​​e em ótimas condições físicas.

Necessidades reduzidas de oxigênio para os músculos

Verificou-se que o consumo de suco de beterraba reduz a quantidade de oxigênio necessária para os músculos durante o exercício. 

Isso se deve aos nitratos presentes no suco, que aumentam os níveis de óxido nítrico e melhoram o fluxo sanguíneo. 

Isso, por sua vez, ajuda os músculos a trabalhar com mais eficiência, permitindo que eles tenham um melhor desempenho e economizem energia, resultando em melhor desempenho atlético. Portanto, se você está procurando uma maneira de aumentar seu desempenho durante os treinos intensos, a beterraba em pó pode ser o suplemento para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *