Notícias

Saiba o que é a Cirurgia Bariátrica

Cirurgia bariátrica: conheça as diferentes técnicas

A cirurgia bariátrica é muito mais do que um procedimento estético que ajuda as pessoas na redução de peso. Esta solução, é uma cirurgia que pode livrar os pacientes de doenças como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e também, problemas de articulações.

Com a realização desse procedimento é possível evitar que um caso de obesidade, por exemplo, leve a pessoa à morte.

Nesse artigo você vai conhecer quais são as diferentes técnicas da cirurgia bariátrica e caso esteja realizando essa pesquisa, para conhecer e entender o procedimento, pode ter certeza de que esses minutinhos gastos, irão ajudar no seu processo de decisão. Confira também outros artigos sobre saúde na página inicial.

Uma solução chamada cirurgia bariátrica

cinta medidora

O nosso país possui uma estimativa de quase 20% da população que pode ser considerada obesa, ou que está próximo desse quadro. E a má notícia é que esse número tende a aumentar inclusive nos próximos anos.

A preferência por comidas como fast-foods além da falta de exercícios físicos devido até mesmo, pela dificuldade de locomoção, são os principais fatores que por vezes podem ajudar no aumento desse número.

No entanto, com o auxílio e realização da cirurgia bariátrica como um excelente, tratamento para emagrecer são elevadas as chances de reverter esse quadro.

Com o acompanhamento de um profissional dedicado com o bem-estar do paciente e a realização dessa cirurgia, conseguem proporcionar melhor qualidade de vida para o paciente.

Confira quais são as técnicas para a realização da cirurgia bariátrica

Bypass gástrico

Através da realização de um procedimento identificado como algo próximo ao grampeamento do estômago, uma pessoa não terá a mesma capacidade de antes para ingerir os alimentos.

Reduzindo o consumo dos alimentos, rapidamente uma pessoa poderá perder até 40% o peso total.

É um excelente resultado especialmente, por ser em um curto prazo e até mesmo por esse fator, o Bypass gástrico é uma das técnicas mais selecionadas entre aqueles que desejam se submeter a este procedimento, chegando a quase 70% das cirurgias bariátricas que são realizadas.

Banda gástrica ajustável

pessoa mais magra

Nessa técnica será instalado um anel de silicone inflável ao redor do estômago, que também consegue proporcionar a diminuição das medidas corporais.

Para a realização de qualquer procedimento e inclusive a cirurgia bariátrica, é necessário que seja priorizado o acompanhamento médico, de forma que o profissional irá indicar se uma pessoa realmente pode ou não se submeter a um tratamento como esse.

Especialmente para a realização dessa técnica será necessário o acompanhamento médico, pois se trata de um item diferente que será instalado no organismo de uma pessoa.

Gastroplastia vertical (GV)

Sendo escolhida como uma excelente técnica em aproximadamente 15% dos casos, essa modalidade de cirurgia bariátrica, atua a partir a remoção do estômago.

Uma vez que o estômago é removido o profissional médico irá transformar em um tubo. Este é um procedimento muito escolhido pois ajuda na diminuição do hormônio que provoca a fome.

Além disso, não prejudica a absorção de ferro, cálcio, zinco e vitaminas do complexo B, sendo uma das melhores formas para conseguir emagrecer, sem prejudicar diretamente outras partes do organismo.

Balão Gástrico

O balão gástrico como o próprio nome indica, é um balão feito com material de silicone adicionada à parte inicial do estômago, colocado por meio da endoscopia.

Um procedimento seguro, sem cortes e que dura entre 20 a 30 minutos. Depois que o paciente se retira do local em que o procedimento foi realizado, é necessário seguir o acompanhamento e também cada uma das indicações médicas especialmente, com relação aos alimentos que podem ou não ser consumidos.

Os cuidados necessários para a cirurgia bariátrica

De acordo com cada técnica de cirurgia que for realizada o profissional irá verificar a idade, peso, características do paciente e qual o procedimento que pode ser realizado e claro, que irá proporcionar os melhores resultados.

Antes, durante e depois do tratamento seja qual for ele, vão existir alguns cuidados que são imprescindíveis para garantir a boa realização do tratamento, assim como a melhora da saúde do paciente.

Sobre a autora

Bianca Silva

Deixe um comentário