Dicas para emagrecer

Propriedades medicinais da canela

Você sabia que as propriedades da canela são medicinais e que podem, inclusive, ajudar na perda de peso? Pois neste artigo você vai descobrir que a canela não é apenas um condimento para dar cor e sabor aos alimentos, mas também uma especiaria com diversos benefícios para a saúde.

A partir da casca interna de árvores do gênero Cinnamomum, da família Lauraceae, extrai-se a canela, uma especiaria consumida desde o antigo Egito e que era mais valorizada que o ouro.

Confira agora as propriedades medicinais da canela, seus benefícios à saúde e seu poder de emagrecimento.

Para que serve a canela?

A canela está presente na culinária desde muito tempo, e seu uso é comum na época de inverno. O tempero é utilizado em sobremesas (chocolate, canjica, torta de maçã, doces e bolos), bebidas (licores, chá, café) e em diversos pratos de diferentes países, tais como:

  • Estados Unidos – Cereais, frutas, torradas.
  • Turquia – Doces e salgados.
  • Oriente Médio – Frango e cordeiro.
  • Grécia – Mistura com conhaque.

A canela pode ser encontrada em pó ou canela em pau, sendo esta última com alta concentração de aroma e sabor, e mais usada no preparo de chá.

Quais são as propriedades medicinais da canela?

As propriedades da canela incluem cálcio, que beneficia os ossos e os músculos, e o cromo, que ajuda a controlar a glicemia. Além disso, o tempero contém o polifenol MHCP, que regulariza os níveis de glicose no sangue, e é rico em manganês, fibras e compostos fenólicos. O principal ativo da canela é o cinamaldeído (aldeído cinâmico) que dá a especiaria o odor e o sabor característicos.

Chá de canela emagrece?

A canela é picante, doce e bastante versátil, podendo ser utilizada em diversos pratos salgados e doces, além de ser comum o seu uso em chá. Mas será que quem quer emagrecer, mas não quer usar métodos mirabolantes pode aproveitar as propriedades da canela para perder peso? É o que vamos descobrir.

A canela é um alimento termogênico, contribuindo para um metabolismo mais rápido e uma boa digestão. O chá de canela também ajuda a saciar a fome e impedir que você coma além do necessário graças ao seu poder de estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
Portanto, o chá de canela emagrece, sim! E além de emagrecer, a canela possui propriedades capazes de trazer outros benefícios à saúde. Confira!

Benefícios da canela

  • Combate gripes e resfriados
  • A canela possui propriedades que inibem bactérias, combate vírus e infecções porque são antibacterianos, antivirais e antifungos.
  • Controla o colesterol ruim
  • Por ser antioxidante e anti-inflamatória, o chá de canela pode ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim (LDL) e, assim, proteger o coração.
  • Previne o Alzheimer
  • A ação antioxidante não só contribui para reduzir o colesterol ruim, como também previne doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer e mal de Parkinson, e o envelhecimento precoce.
  • Alivia dores da artrite
  • A ação anti-inflamatória da canela pode reduzir as dores causadas pela artrite reumatoide. Basta uma massagem com o óleo de canela no local para amenizar os efeitos desta doença inflamatória.

Cuidados ao utilizar canela

A canela traz ótimos benefícios, mas é preciso tomar certos cuidados. Grávidas e lactantes não podem ingerir a especiaria porque isto pode aumentar o risco de aborto.

Quem tem problemas circulatórios ou no fígado precisam de autorização do médico para consumir a canela, já que ela contém cumarina, um composto tóxico.

Outros cuidados têm a ver com o excesso de canela. Mesmo em pessoas saudáveis, o consumo do tempero acima de 6 gramas pode causar irritação da mucosa da boca, intoxicação, alergias e úlceras. Portanto, aproveite as propriedades da canela com moderação.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário