Notícias

Problemas de saúde provocados por dívidas, como prevenir?

As dívidas podem causar diversos incômodos na vida de uma pessoa, entretanto, além disso, podem ser fator de risco para saúde. Muitas vezes você precisa parar, refletir e entender como alinhar seus ganhos com as contas que chegam.

Prevenir essas diversas doenças causadas por estresse é tarefa fundamental para quem deseja uma vida longa e saudável. Por isso, iremos contar aqui formas de prevenir essas doenças e meios de economizar seu dinheiro.

Como as dívidas podem estar atreladas aos problemas de saúde?

Antes de entender a relação das dívidas com os problemas de saúde, é necessário passar por alguns pontos importantes. O primeiro é sobre quais problemas estamos falando aqui e sobre a relevância de se procurar um médico no caso de sintomas mais graves.

Existem muitos problemas de saúde relacionados ao excesso de trabalho e, muitas vezes, ele só existe por conta da necessidade de se pagar dívidas. Quando passamos muito além do período saudável de trabalho, o corpo pode apresentar os seguintes sintomas:

1- Dores no corpo;

2- Enxaqueca ou fortes dores de cabeça;

3- Enjoo;

4- Falta de disposição para coisas simples;

5- Mudança repentina de humor.

Isso tudo pode ser recorrente quando o funcionário resolve passar das horas limite de trabalho. Muitos, entretanto, só fazem isso por precisarem garantir seus empregos por decorrência de dívidas feitas.

Vale sempre lembrar que o conceito de dívida está atrelado à ultrapassagem do limite de gastos. Sempre levando em conta o que se ganha e o que se gasta, e a relação desmedida dos dois.

Com isso, entendemos que todo estresse gerado pelas dívidas acaba acontecendo pela insegurança de saber se irá conseguir pagar ou não. Por isso, é importante sempre ter atenção aos gastos e recebimentos de cada mês antes de “enfiar o pé na jaca” e gastar além do esperado.

Como poupar dinheiro?

Poupar dinheiro não é fácil, mas está diretamente relacionado ao seu bem estar e saúde. Quando você economiza e evita dívidas, fica muito mais fácil analisar as escolhas, respirar fundo e tomar decisões sem estresse.

Mas como poupar?

Aqui vão algumas dicas que podem ser muito relevantes para o seu dia-a-dia.

1- Defina metas de gasto por mês. Se você recebe X, defina metas de acordo com esse recebimento;

2- Tente guardar dinheiro. Claro, muitas vezes isso não é possível, mas com tempo e organização, chegará um mês em que algo vai sobrar.

3- Defina prioridades. É muito importante definir o que é muito importante e que precisa de dinheiro para ser realizado.

4- Os imprevistos acontecem, então não se apavore com eles. Você pode já deve ter vivido situações em que uma conta surgiu sem que você esperasse. Calma, com organização e pensamento, você vai conseguir resolver isso!

5- Anote seus gastos. Entender o local e o que está sendo comprado/pago, é muito importante para que você veja o que realmente é necessário e o que não precisa de investimento.

Muitas dessas dicas só precisam de um fator primordial: começar. Quando começamos algo, o impulso de continuar é muito forte.

Acho que estou com problema de saúde, o que fazer?

Muitas vezes estamos com estresse aflorado e nem percebemos os sintomas que ele pode trazer para o nosso corpo. Por isso, atente-se sempre aos sinais, por menores que eles sejam.

Não se apavore, no entanto, caso você note e não saiba o que fazer. É comum pensarmos que estresse e problemas por decorrência de problemas financeiros, não são problemas grandes, mas são sim.

Ao detectar qualquer sinal diferente, procure seu médico! Entre em contato com ele, caso possa, e explique o que está acontecendo. Não se automedique! É fundamental cuidar do nosso corpo para que ele esteja sempre seguro.

Para além de tudo que foi dito aqui, é importante entender seus limites e saber o que não faz bem para sua saúde. Dívidas podem ser um monstro se vistas de perto, mas podem ser solucionadas, acredite.

Há a possibilidade de renegociação em muitas das vezes ou a possibilidade de empréstimos. Pense antes de qualquer decisão, mas saiba que há sempre uma saída que pode te ajudar a sair do problema financeiro. Entenda que dívidas passam, sua saúde precisa de atenção sempre.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */