Obesidade mórbida na terceira idade

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 4 min.

A obesidade mórbida na terceira idade tem se tornado um problema cada vez mais comum. 

Já percebeu que ao longo dos anos, o ganho de peso se torna algo natural e difícil de controlar?

E ao mesmo tempo, o medo de passar por cirurgias também é um temor presente, principalmente, porque quanto mais os anos passam, o número de doenças que surgem parecem ser maiores.

E para esclarecer dúvidas e destruir mitos sobre cirurgia bariátrica como solução para obesidade mórbida na terceira idade, e também esclarecer medos e mostrar riscos.

 Aproveite a leitura! 

Dificuldade de emagrecimento com o envelhecimento

Com o passar dos anos, o ganho de peso e a dificuldade de emagrecer se tornam cada vez maiores.

 Assim, gerando a condição da obesidade mórbida na terceira idade, um problema grave. 

Porque a partir desta doença, surgem várias outras como, diabetes, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aumento do colesterol e triglicérides.

Além de outras como, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.

Isto se dá porque com o envelhecimento, inicia o processo de declínio biológico, que altera o processo metabólico e a composição corporal também. 

Diminuindo massa magra e aumentando a necessidade de suplementação.

Mesmo em pessoas que praticam atividades físicas, o corpo tende a queimar gordura de forma mais lenta. 

E o indivíduo se torna mais propenso em ter obesidade mórbida pelo acúmulo de gordura, que tem relação direta com a diminuição do desempenho físico, dores no joelho e até mesmo quedas.

Fatores de risco da Obesidade mórbida na terceira idade

Na verdade, não existe limitação de idade para operação, o que há é um cuidado e acompanhamento individual e cauteloso devido às comorbidades causadas pela idade ou pela obesidade.

Pois, esta é uma doença que pode ser revertida, inclusive em casos de obesidade mórbida na terceira idade. 

Porém, existem diretrizes a seguir pelo CFM- Conselho Federal de Medicina e também o MS- Ministério da Saúde referente a doenças que potencializam os riscos, e que precisam ser monitoradas.

Como a Clínica que realiza um acompanhamento completo, sério e minucioso visando resultados seguros e que promovam qualidade de vida.

 O problema da obesidade mórbida na terceira idade já é um fator de atenção e estudos, como o realizado pela SBCM (Sociedade Brasileira de Clínicas Médicas), que afirma que essa cirurgia é eficaz e segura em pacientes com idade igual ou superior a 65 anos.

Cirurgia bariátrica 

A cirurgia bariátrica, como melhor explicada neste outro conteúdo, seja realizada em pacientes idosos ou de outras faixas etárias, promovendo a cura da obesidade mórbida é possível, se estiver dentro das diretrizes regulamentadoras pelos órgãos vigentes como citado na seção anterior. 

Sendo exigido que estes estejam com IMC- Índice de massa magra corpórea, igual ou maior que 40 kg/ m². 

Além de ser avaliado doenças de comorbidades, como diabetes, colesterol, apneia do sono etc.

O especialista irá avaliar qual procedimento mais indicado de acordo com a necessidade do paciente. 

Entre em contato e faça sua avaliação com o especialista em cirurgias bariátricas e metabólicas. 

Receba o melhor diagnóstico, promovendo um atendimento personalizado e acompanhamento de sucesso.

Risco da cirurgia em pacientes com obesidade mórbida na terceira idade

Os cuidados com os pacientes com idade superior a 60 anos são mais criteriosos, e os profissionais têm este para mensurar os benefícios e os riscos da opção pela cirurgia para reversão da obesidade mórbida na terceira idade.

Podendo ser solicitado acompanhamento de outros especialistas como geriatra e gerontologista. 

Buscando analisar as doenças já presentes, os níveis da mesma e acompanhamento para iniciar a perda de peso e atividades físicas no pré e no pós operatório.

Importância para a terceira idade

A obesidade mórbida diminui a qualidade de vida das pessoas idosas, dificultando a higienização corporal, a mobilidade e fatores mais graves como hipertensão e diabetes provocadas pelo excesso de peso.

De acordo com estudo feitos e publicados pela BBC News Brasil:

Cirurgia bariátrica diminui mortalidade de idosos obesos em 60%, diz estudo”Giulia Granchi Da BBC News Brasil em São Paulo

O processo da cirurgia requer atenção e cuidados, mas geram além de auto estima, mais vigor para viver e se exercitar, sendo o principal benefício a melhoria de diversas doenças. 

Sendo esta opção, uma escolha que gera benefícios para todas as áreas do organismo e a saúde celular. Grande parte dos pacientes notam melhoria no sono, na pele e nos níveis de energia.

A obesidade mórbida além de doenças, acelera o processo do envelhecimento. E com a decisão pela cirurgia para redução de estômago ganha mais saúde, redução de peso e por consequência melhorias sucessivas no processo de envelhecimento.

Principais cuidados e oportunidade

É de suma importância, realizar avaliação, acompanhamento e procedimento em uma clínica de respeito, com baixa taxa de mortalidade, profissionais gabaritados e de excelência.

O processo é sério, mas se bem executado por uma equipe de excelência, em uma clínica com bons antecedentes, e o paciente obedecendo e cumprindo todas as orientações, o sucesso é garantido.

Enfim, a obesidade mórbida na terceira idade pode ser revertida com processo cirúrgico resgatando saúde física e emocional.

Gostou do conteúdo? Salve e compartilhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *