Dicas para emagrecer Notícias

Metformina emagrece mesmo? Para que serve?

Cloridrato de Metformina: Metformina em cápsulas

Neste pequeno artigo, vou falar sobre o fármaco Metformina (Dimetilbiguanida) indicado para o tratamento do Diabates tipo 2 que também tem sido recomendado para quem quer perder peso de maneira rápida.

Mas antes de você continuar a leitura, eu preciso te informar que este remédio não é indicado para perder peso.

Primeiramente é importante lembrar que esse remédio não é indicado para esse fim. Como já foi dito ele é indicado para o tratamento de diabetes e não para a perca de peso.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que permite que os tecidos do corpo absorvam a glicose (açúcar) do sangue e a usem para produzir insulina. No caso de pessoas que possuem diabetes, o pâncreas não produz insulina suficiente ou o corpo não é capaz de produzir adequadamente a insulina.

Em estudos clínicos, o uso de metformina foi associado à estabilização do peso corporal ou uma perda de peso.

Metformina serve para que?

A Metformina, cujos comerciais são Glifage, Dimefor, Glucoformin, Glucophage e Risidon, é a droga oral utilizada no controle glicêmico no diabetes mellitus tipo 2 (não dependentes de insulina).

Também pode ser usado para pacientes de dietabete tipo 1 ( quando há dependência da insulina), como associação com outro remédio para controlar o controle da glicemia em adultos. Podemos destacar os seguintes benefícios com o medicamento:

  • Reduz os níveis de glicose.
  • Tira a fome ou fortes desejos.
  • Aumenta a sensibilidade à insulina.

O comprimido de Metformina possui a dose máxima recomendada é 2550 mg/dia. É preciso de um acompanhamento médico para saber qual é a dosagem ideal para seu organismo.

Quando não utilizar este medicamento

É claro que você só deve usar este medicamento se receitado pelo médico. Mas vou falar agora sobre as contraindicações presentes na bula.

  • Se tiver hipersensibilidade (alergia) à metformina ou aos outros componentes presentes na fórmula
  • Se tiver em processo de algum tratamento cardíaco. Isso pode provocar uma falta de oxigenação dos tecidos, com risco de acidose lática.
  • Se tiver com problemas de funcionamento do fígado ou nos rins
  • Se tiver diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose graves.
  • Se tiver desidratado (devido a diarreia grave, vômitos frequentes ou infecções)
  • Ingerir bebidas alcoólicas em excesso
  • Se tiver que ser submetido a cirurgia eletiva, ou exame utilizando meio de contrastes contendo iodo.

Efeitos Colaterais

Como qualquer outro medicamento, o cloridrato de metformina pode causar reações desagradáveis aos usuários. No entanto, nem sempre acontecerá com todas as pessoas.

A metformina é uma droga com poucas contra-indicações. Mas infelizmente, a mais frequente entre pacientes com diabetes é a insuficiência renal. Além disso, outros sintomas podem acontecer como diarreia, cólicas, vômitos, gosto de metal na boca e náuseas.

Essas reações são mais comuns no início do tratamento. Caso os sintomas continuem, é preciso consultar seu médico.

A acidose láctica é uma complicação que pode acontecer durante o medicamento, no entanto, apesar de grave ela é rara;

Também há o efeito colateral da hipoglicemia, que também é raro acontecer, mas presente em remédios como a metformina.

Gravidez e amamentação

Durante a gravidez, o diabetes deve ser tratado com insulina. Informe o médico em caso de gravidez ou suspeita para que o tratamento possa ser mudado.

Metformina emagrece?

Como havia dito no início do artigo, o medicamento Metformina é usado apenas para casos de diabetes, síndrome de ovário policístico, câncer e obesidade.

No entanto, existe efeitos no organismo que pode auxiliar a estabilizar o nível de glicose. Por conta da insulina no sangue, a formação de gordura tende a ser maior – Por isso, o Metformina emagrece.

Quantos quilos?

Sobre quantos quilos é possível perder com Metformina, depende de diversos fatores. É possível emagrecer de 3 a 5 kg por semana com o medicamento. O interessante é envolver uma alimentação balanceada e também atividades físicas para maximizar os resultados.

Para evitar efeitos colaterais, é aconselhado tomar a pílula de metformina 30 minutos antes da primeira refeição. O comprimido deve ser engolido por inteiro, e não mastigá-lo ou partí-lo para facilitar a ingestão. No entanto, você precisa procurar um médico para se informar ao certo como utilizar a metformina para emagrecer.

Conclusão

Existem medicamentos mais eficazes para emagrecer, e sem dúvida mais seguros que a Metformina.

No entanto, se você quer se precisar em tomar este remédio, sugiro ser acompanhada por um profissional de saúde que possa te ajudar.

Se você busca emagrecimento, uma das dicas que eu posso te dar é o seguinte: se você não mudar seu estilo de vida, você pode até emagrecer com Metformina ou qualquer outro fármaco, mas irá ganhar todo o peso de volta. Isso porque emagrecer e manter peso.

Se você busca uma solução definitiva, eu aconselho o uso do Plano Detox. Além de mais seguro para emagrecer, só traz benefícios para a sua saúde.

Eu tenho um presente pra você! Baixe Gratuitamente o livro Sucos Naturais & Detox Para Emagrecer
capa-3d-ebook-sucosdetox
Adicione agora o seu e-mail abaixo e receba o livro!

* Seu e-mail estará protegido.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário