Uncategorized

Entenda a Introdução Alimentar Participativa

Em um tempo onde os produtos industrializados e ultraprocessados caem cada vez mais no gosto da criançada, falar sobre Alimentação Infantil se tornou importante. Afinal de contas, como balancear o cardápio dos filhos para uma alimentação saudável?

Os cuidados com a alimentação da criança devem começar ainda nos primeiros meses de vida. A Introdução alimentar que ocorre após os primeiros meses de alimentação apenas com leite materno deve ser feita procurando alimentos orgânicos. Contudo, há um novo modelo de Introdução alimentar chamando a atenção

Introdução Alimentar Participativa


A Introdução alimentar participativa é um conceito de Alimentação Infantil na qual o bebê é agente ativo do processo de introdução da alimentação complementar, algo que ocorre logo após os primeiros meses de amamentação.

Ainda que recebendo alimento de um intermediador, a criança passa a ter maior independência nas refeições, sendo assistida pelos pais ou outros responsáveis que intermediam as preferências do bebê e o auxiliam de forma motora.

Você já parou para pensar se seu filho está comendo o que quer comer, o quanto quer e como quer? O conceito de Introdução alimentar participativa vai de encontro com essa ideia, tendo como principal objetivo estabelecer uma linha tênue entre a independência da criança e a alimentação adequada orientada pelos responsáveis pela criança.

Assim como é importante que os pais ou responsáveis ofereçam alimentos orgânicos e saudáveis de ótima qualidade para que o paladar da criança se desenvolva, é fundamental respeitar a vontade própria do bebê no processo que chamamos de Alimentação Infantil.

Dar é diferente de oferecer. Ao permitir que seu filho tenha maior independência em sua alimentação, você está ensinando-o a dizer não quando preciso e experimentar coisas novas que estejam em seu prato, mesmo que ele estranhe no primeiro momento.

A Introdução alimentar participativa ajuda seu filho a aprender, refletir, repensar e reagir com a alimentação. Invista nessa ideia!


Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */