Visão do Doutor Lair Ribeiro sobre emagrecimento e perda de peso

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 4 min.

Se você tem algum conhecido que está sofrendo com essa questão de perda de peso, e tem essa dificuldade, e que vira e mexe está numa guerra constante com o espelho, saiba: isso é demasiadamente comum!

Quem sofre com auto estima tem uma dificuldade de auto-imagem se você está sofrendo com isso sabe o que seus amigos também tenha o mesmo problema você que quer daquele aquele empurrãozinho, talvez eu tenha uma dica muito boa pra você.

Esses dias, navegando na Internet, assisti uma live completa do Lair Ribeiro – doutor que sou fã, a qual eu compartilho aqui com vocês! Mas antes de postar a live, deixe-me falar um pouco do Lair Ribeiro.

Quem é o doutor Lair Ribeiro?

Dr Lair Ribeiro é a maior referência quando se fala em nutrologia e cardiologia no Brasil. Sou grande entusiasta do trabalho do Lair Ribeiro, principalmente pela sua contribuição para quem busca um emagrecimento saudável. Deixo um pouco do seu currículo extenso pra você ver como ele é realmente uma autoridade:

  • Médico, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), com mestrado em Cardiologia na PUC – Rio em (1973-1974).
  • Treinamento médico na Harvard University, como Research Fellow (1976-1978).
    Research Associate no Baylor College of Medicine (1978-1980).
  • Assistant Professor (1981-1984) e Adjunct Associate Professor (até 1993) na Thomas Jefferson University.
  • Diretor Médico da Merck Sharp & Dohme, nos Estados Unidos(1982-1985).
  • Diretor Executivo da Ciba-Geigy Corporation nos Estados Unidos(1985-1990).

Além disso, o doutor Lair Ribeiro conhece profundamente a questão da obesidade e perda de peso. Morou 17 anos nos Estados Unidos, onde a fartura de alimentos é grande, onde 25% dos adolescentes são obesos. Então, ele acompanhou de perto isso.

 

Um resumo da Live e alguns pontos importantes

Mente sã em corpo são

Mais importante que você queira emagrecer para ter saúde, é você ter saúde para emagrecer. Pode parecer sutil a diferença, mas faz todo sentido quando o assunto é prioridade. Você precisa ter uma mente sã para ter um corpo são, porque a transformação deve vir de dentro.

Será que é só fechar a boca para emagrecer?

“Fome é necessidade. Apetite é desejo”

O Doutor Lair Ribeiro tem uma explicação que eu acho que faz muito sentido: a diferença entre apetite e a fome, que há algo que o nosso cérebro é determinante também resulta na falha de fechar a boca.

Ele fala da diferença do apetite e fome,  e que muitas vezes, não conseguimos diferenciar desejo da comida. Às vezes a pessoa come demais porque já tem um apetite alterado.

Ela come sem estar com fome. Essa necessidade que o nosso corpo tem, será apetite mesmo ou um desejo particular sobre alguma comida? As vezes a pessoa passa comer não por necessidade mas sim por força do hábito.

Da mesma forma, como um fumante pode ter vontade de, após acender um cigarro, beber um café ou tomar uma cerveja. É o hábito que irá determinar.

Para onde você vai, seu hábito irá contigo. E para quebrar um hábito, pode ser útil colocar algo no lugar como substituição. Existe uma psicólogo chamado Jeremy Dean que disse que um comportamento vira hábito se você seguir com ele 21 dias seguidos.

Se eu ensinar meu filho a escovar os dentes 21 dias seguidos aí vai chegar uma hora que ele vai crescer ninguém vai precisar falar com ele escovar dentes. Ele fará no automático, como nós fazemos.

Da mesma forma, o Lair Ribeiro fala sobre a compulsão alimentar. O cérebro é o principal na nossa batalha para o emagrecimento.

 

Comer de 3 em 3 horas e o Jejum Intermitente

Se voltássemos a 15 mil anos atrás, na era paleolítica, ninguém era gordo e ninguém também comia de 3 em 3 horas – porque eram nômades. Os nômades não tinham um local fixo, estavam caçando, comendo frutas – o principal era o jejum intermitente.

Quanto mais tempo você passa sem comer, nas 24 horas, melhor para você. Vou explicar você: janta às 6 horas da tarde e você só vai tomar o café da manhã às 9 horas do dia seguinte.

Você passou 15 horas sem comer você descansou sistema digestório, seu corpo começar a queimar gordura que seu alimento no corpo. Ele é é um queimador de glicose e as pessoas que emagrecem e permanecem magras elas são queimaduras de gordura.

É uma grande descoberta nos últimos anos é você diminui a quantidade de carboidrato. A base devem ser as gorduras boas e gorduras assim como você acha que tem colesterol bom e ruim.

Pois é tem gordura boa é gordura ruim você tem que aprender a se alimentar de gordura boa que essa gordura boa vai primeiro tirar esse seu apetite essa sua fome. Toda hora você quer comer quando você tem uma alimentação mais indicada você pode ficar 4, 5, 8, 10, 12 horas e você não tem necessidade de comer.

Isso já não acontece quando você ingere carboidratos, principalmente açúcares – carboidratos refinados. Meia hora depois tá com fome de novo. Só tem que tomar cuidado com as coisas como é que se faz uma estratégia para escolher aquilo que só vai comer. Você é dono da sua boca você vai deixar entrar na sua boca que você quer.

O instrumento de maior transformação na sua vida se chama garfo.

É o modo como você vai usar esse garfo que vai fazer diferença mas o nosso foco aqui transcende o garfo. O nosso foco é mental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *