Uncategorized

Doença que afeta 10% das mulheres brasileiras: Endometriose

A endometriose é a inflamação das células do endométrio, a mucosa que reveste o útero. A infertilidade é apenas um dos sintomas dessa doença que atinge 10% das mulheres do Brasil. Saiba mais sobre a endometriose e quais sinais indicam que você deve procurar um especialista em endometriose.

Entenda o que é a endometriose

Quando a mulher não fica grávida, parte do endométrio sai pelas contrações uterinas. São elas as responsáveis pela cólica menstrual. No mês seguinte, se não houver fecundação, o processo se repete. Na endometriose, o endométrio ao invés de ser expelida na menstruação, toma o caminho nos ovários, trompas, abdômen e em casos extremos, pulmões.

Causas e sintomas

Alterações no útero, gestação após os 30 anos e questões genéticas são algumas das hipóteses mais aceitas pelos ginecologistas como causas da endometriose. Além da cólica intensa, inchaço abdominal, dor nas relações sexuais e intestino preso ou solto são os principais sintomas da endometriose. Apenas uma dessas questões a partir da primeira menstruação já é motivo para a mulher consultar um especialista em endometriose.

Dificuldade para engravidar também pode acontecer devido a endometriose. Estima-se que 50% das mulheres com endometriose poderão enfrentar essa situação. Por isso a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto com ginecologista especialista em endometriose para que a mulher não perca a capacidade reprodutiva. 

Como é o diagnóstico e tratamento da endometriose?

Tudo começa com o exame clínico no consultório. O ginecologista especialista em endometriose também solicita procedimentos como ultrassom endovaginal, laparoscopia, ressonância magnética e biópsia para coleta de material do colo uterino. Os tratamentos incluem suspensão da menstruação com anticoncepcional de uso contínuo e até cirurgia para casos mais graves. 

Onde encontrar especialista em endometriose em São Paulo?

Entre em contato conosco por meio do telefone ou e-mail. Para marcar sua consulta, use a praticidade do agendamento em nosso site e também pelo WhatsApp. Faça seu acompanhamento ou tire suas dúvidas sobre endometriose com especialista em endometriose em São Paulo.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário