Dicas para emagrecer

Dieta Mediterrânea: tudo sobre ela!

eja como a dieta mediterrânea pode ajudar na saúde do seu corpo e te fazer perder peso de forma natural.

A alimentação saudável é um dos pilares da boa forma. Com ela conseguimos não só eliminar os quilos a mais como também levar uma vida sem problemas de saúde ou doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Apesar de sabermos a importância de nos alimentar bem, a vida corrida que levamos ou até mesmo nossas preferências alimentares muitas vezes nos impedem de fazer essa alimentação correta, consumindo apenas o que nos faz bem. Existem hoje, várias dietas que se propõem a ajudar nisso como a low carb ou a cetogenica, mas hoje vamos falar de uma dieta que sendo sucesso na mídia: a dieta mediterrânea.

Para facilitar essa mudança de hábitos e garantir que consumamos apenas aquilo que faz bem ao nosso corpo e nossa mente foi criada a dieta mediterrânea. Inspirada no cardápio servido nos países do Mar Mediterrâneo, essa dieta prega o consumo de alimentos frescos e com poucas calorias, uma verdadeira mudança de vida e reeducação alimentar sem que percebamos.

Como fazer a dieta mediterrânea

dieta mediterranea

Para que uma pessoa realmente comece a fazer a dieta mediterrânea, é preciso alterar alguns costumes que fazem parte de nossas vidas e sequer nos damos conta. Um deles é abolir, para sempre, os alimentos industrializados.

Consumir embutidos ou produtos como salgadinhos, por exemplo, está fora de cogitação, pois esses alimentos, além de causar ganho de peso, contribuem para provocar inflamações no organismo.

Em lugar dos industrializados, inclua itens naturais vindos, em sua maioria, de fontes vegetais em sua dieta, como o azeite, o arroz integral, a soja e o leite.

Outro item que deve fazer parte de sua dieta, se você quiser seguir o programa mediterrâneo de alimentação, são os peixes. Ricos em proteínas, gorduras boas e em ômega-3, alimentos como a sardinha e o atum deve ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

Os azeites e gorduras boas, como as monoinsaturadas e as poli-insaturadas também tem lugar na dieta mediterrânea, já que elas ajudam a limpar o sangue, retirando o colesterol ruim e aumentando os níveis do HDL, o bom colesterol.

Os alimentos integrais, como farinhas integrais, arroz ou macarrão também integrais não devem ficar de fora de sua lista, pois são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Esses alimentos não só suprem todas as suas necessidades nutricionais, como ajudam no bom funcionamento do intestino, e a diminuir as inflamações que provocam constipações, por exemplo.

Além dos vegetais, as frutas tem papel muito importante na dieta mediterrânea, assim como os legumes. Ricos em vitaminas, minerais e muitas fibras, eles não só deixarão seu organismo tinindo, como também ajudarão a diminuir as chances de que você coma em excesso fora das refeições, pois as fibras contidas neles darão uma sensação de saciedade.

E, para finalizar, uma boa fonte de cálcio não pode ficar de fora da dieta mediterrânea. Por isso, é importante incluir no cardápio diário alimentos como o leite desnatado, iogurtes naturais e queijos magros, como a ricota ou o cottage.

A dieta mediterrânea realmente funciona?

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a eficácia da dieta mediterrânea. Afinal, ela realmente funciona? Bem, a ideia dessa dieta é, antes de tudo, nos ensina a nos alimentarmos corretamente, preferindo opções saudáveis e deixando industrializados, pratos muito doces ou muito gordurosos de fora.

Pensando assim, a dieta mediterrânea realmente funciona, afinal ela nos orienta a retirar o que é ruim do cardápio e deixar apenas as opções saudáveis.

Esperamos que tenham gostado das informações. Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários!

 

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário