Dicas para emagrecer

Diabetes pode causar perda de peso?

Pesquisas mostram que existe uma ligação entre diabetes e perda de peso. De fato, a maioria dos pacientes que foram diagnosticados com esse distúrbio metabólico sentiram a necessidade de visitar seus médicos para descobrir por que eles estavam perdendo peso inexplicavelmente.

A perda súbita de peso em pessoas com diabetes pode ocorrer como resultado da desidratação, uma quebra dos músculos, um mesmo o alto nível de açúcar no sangue, bem como problemas decorrentes da sua tireóide.

A Insulina é a culpada?

A perda de peso também pode ser resultado de insulina insuficiente (em pessoas com diabetes) que impede o organismo de obter glicose suficiente da corrente sanguínea e das células do corpo para uso como energia.

O principal trabalho da insulina é transportar a glicose obtida dos alimentos ingeridos para as células que precisam de energia para que você possa permanecer vivo e bem. Quando esta insulina não está disponível ou é insuficiente, a glicose se acumula no sangue.

Quando isso acontece, o corpo humano, devido à falta de carboidratos suficientes ou glicose, procura uma alternativa para obter a energia necessária que suas células precisam para trabalhar de forma otimizada. Isto é, o seu corpo se transforma e começa a queimar gordura e até mesmo músculos para obter energia, o que leva a uma redução no peso geral do corpo.

Se você não receber o tratamento adequado a tempo, estará expondo seus órgãos internos a muitos danos.

A perda de peso em pessoas com diabetes é notada com mais frequência antes do diagnóstico de diabetes tipo 1. Mas isso também pode afetar pessoas que vivem com diabetes tipo 2.

Leia também: Como reverter diabetes tipo 2: O guia de início rápido

Desidratação e perda de peso

A desidratação é um sintoma do diabetes e está relacionada à micção frequente. Esta condição ocorre se você urinar repetidamente sem substituir o líquido perdido.

As pessoas com diabetes urinam com mais frequência porque os rins trabalham mais do que o habitual para filtrar o excesso de açúcar que se acumula no sangue.

O líquido é assim extraído de seus tecidos, como resultado do aumento da glicose no seu sistema.

Ao urinar, você perde glicose e calorias. Isso leva a desidratação e, finalmente, perda de peso.

Deficiência de insulina inicia colapso muscular

Um relatório que foi publicado no American Journal of Physiology-Endocrinology e Metabolism indicou que há sempre uma diminuição na síntese muscular e aumento da degradação muscular, como resultado da deficiência de insulina.

Isso foi posteriormente confirmado em um relatório publicado pelo conceituado Journal of Endocrinology. O relatório também mostrou que, se a insulina é abundantemente disponibilizada, a condição será minimizada.

Uma vez que o peso de um homem comum é geralmente constituído por 45% de músculos, enquanto o peso de uma mulher média é de 36% de músculos, a destruição muscular pode iniciar a perda de peso por conta de consequências provocadas pela diabetes.

No entanto, é crucial que você ou alguém que conheça e tenha diabetes, entre em contato com seu médico quando começar a perceber que está perdendo peso e suspeite que ele possa estar ligado à diabetes.

Seu médico lhe dará os melhores conselhos sobre como cuidar bem de sua saúde, controlar o diabetes se for o caso e a perda de peso ao mesmo tempo.

Se você gostou do artigo e gostaria de saber mais sobre o assunto, leia como é possível reverter a diabetes naturalmente. O assunto é bem interessante.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário