Como um ginecologista particular pode ajudar no bem-estar físico e emocional

  • Por: Patrícia Andrades
  • Tempo de leitura: 2 min.

O acompanhamento ginecológico vai além dos exames de rotina. O ginecologista atua no bem-estar físico como um todo e pode identificar bloqueios emocionais que atrapalham a vida da mulher. Entenda por que o ginecologista deve ir além do que sua especialidade pede e confira dicas de como escolher ginecologista em São Paulo.

  1. Identifica depressão pós-parto e encaminha para tratamento

Mudanças hormonais estão relacionadas à depressão pós-parto. Crises de choro, irritabilidade e ansiedade são alguns dos sintomas da depressão pós-parto. O ginecologista precisa estar atento ao emocional de suas pacientes desde a gestação, conversar com elas e, caso tenham, com os companheiros para tentar entender o cotidiano da mulher após antes e depois do parto. 

  1. O ginecologista pode ajudar a identificar a osteoporose

A osteoporose é a perda da densidade óssea provocada pela redução da absorção de cálcio e resultado são ossos frágeis e fáceis de fraturar. A osteoporose pode ter sintomas emocionais como a depressão devido ao estresse da dor e medo de fraturas. O ginecologista ajuda no tratamento da osteoporose porque o estrogênio leva cálcio para os ossos. O médico precisa estar atento para alterações desse hormônio.

  1. Pode atuar no tratamento da obesidade

O ganho de peso a menopausa e no pós-menopausa é comum devido à queda do estrogênio. O hormônio atua no metabolismo e sua redução propicia aumento da fome, deixa o metabolismo devagar e favorece acúmulo de gordura abdominal. Mulheres obesas sentem mais os calores da menopausa e são mais propensas ao câncer de mama.

Como escolher um ginecologista em São Paulo?

A primeira dica é buscar indicações com familiares e amigas. A segunda dica para encontrar um ginecologista particular é usar a internet. Existem muitos sites que reúnem avaliações de médicos e estabelecimentos de saúde. O bom é que essas avaliações são dos próprios pacientes. 

Você também precisa verificar se o ginecologista particular que chamou sua atenção presta atendimento humanizado. Como isso ganhou muita importância e está no topo das principais características para ser um bom médico, os pacientes que usam esses sites fazem questão de destacar isso quando são tratados de forma humanizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *