Notícias

Como se preparar para o teste de Aptidão Física (TAF)

O teste de Aptidão Física ou TAF como é conhecido, é uma fase muito temida por candidatos que vão passar por provas da polícia federal rodoviária, polícia militar, polícia civil, forças armadas, polícia legislativa, concurso militar e outras. 

Nesse contexto, o TAF é de caráter eliminatório e uma das fases que mais desclassifica candidatos, se os mesmos não cumprirem os índices mínimos requisitados.

Desse modo, os candidatos que passam nas avaliações teóricas são convocados para o teste de Aptidão Física, e sua exigência é condicionada de acordo com a previsão legal. 

Além disso, entre os exercícios mais comuns do TAF, podemos citar: flexão, teste da barra fixa, abdominal, impulsão horizontal, corrida, natação e teste meio sugado. Também pode ser solicitado análise do percentual de gordura do candidato.

Quando se preparar para o teste de Aptidão Física?

A preparação para o teste de Aptidão Física é de responsabilidade do candidato, nesse contexto, é essencial que o mesmo passe por uma treinamento específico e preparatório para o TAF.

Sendo assim, primeiro o candidato vai passar por uma prova de concurso público militar com questões de prova, e mediante classificação, o aluno deverá passar pelo teste de Aptidão Física. 

Considerando que o TAF é a etapa de caráter eliminatória, e a fase que mais desclassifica, o candidato deve se preparar o quanto antes para o teste de Aptidão Física.

O que levar para o dia da aplicação do TAF?

Mediante a divulgação do edital, o candidato é chamado a comparecer no local, data e horário indicado.

Além disso, o candidato deve levar atestado médico original ou uma cópia autenticada em cartório recente, ou seja, com emissão de até 15 dias antes do teste.

E nesse atestado deve constar de forma clara e expressa que o candidato está apto a participar das atividades físicas, e os respectivos testes de aptidão física, exigidos pelo certame, ou seja, deve estar de acordo com o atestado exigido no edital. 

Atestado sem uma autorização médica expressa não será aceito, e atestado que conste alguma restrição também não será aceito.

Ademais, é importante que o candidato compareça ao local com uma roupa adequada para a prática de atividade física, como tênis, meia, camiseta, bermuda e calção.

Dicas para se preparar para o teste de Aptidão Física

A preparação para o teste de Aptidão Física é essencial, sendo assim, em hipótese nenhuma o candidato deve esperar ser aprovado na prova teórica para iniciar o treinamento para a TAF, uma vez que essa etapa é eliminatória, e inclusive a fase que mais elimina candidatos.

Conheça o edital

Antes de tudo conheça todas as etapas do concurso público que você irá participar, e para isso é preciso conhecer bem o edital. Desse modo, no edital vai constar todas as informações sobre a prova teórica, assim como, as informações sobre a prova prática.

Mas, o treinamento para o teste de Aptidão Física deve iniciar com antecedência, ou seja, não espere passar na prova teórica, para começar a se preparar para o TAF. 

Além disso, tenha constância em seu treinamento e conheça plenamente as diretrizes do edital, assim o candidato irá repetir a rotina de exercícios diariamente, ficando mais preparado e saberá exatamente do que o teste se trata.

Conheça seu corpo

Conhecer o seu corpo, permite treinar aumentando gradualmente as dificuldades, compreender quais as maiores impasses para realizar os exercícios, possibilita que o candidato não perca energia para efetuar movimentos simples como saltar, correr e andar.

Desse modo, um condicionamento físico bom irá depender de estratégias individuais para cada biótipo específico, ademais, também é essencial acompanhar o IMC (Índice de massa corporal).

Conheça o percurso do TAF

Não adianta só conhecer o edital, é preciso conhecer detalhadamente o percurso do  teste de Aptidão Física, pois influencia diretamente no desempenho do candidato, porque estar a vontade e ter conhecimento sobre o espaço, permite que o candidato tenha mais segurança ao realizar as ações pedidas.

Procure um acompanhamento profissional

O acompanhamento profissional é essencial, se o candidato pode ter, uma vez que o TAF não é complexo, contudo, para quem não pratica exercícios físicos com frequência pode ser muito desafiante.

Então, é interessante que o candidato tenha um acompanhamento profissional especializado para guiar nesse caminho, auxiliar nas maiores dificuldades do candidato e gradualmente auxiliar em sua melhora física. Além de claro, evitar lesões, acidentes e machucados.

Trabalhe com suas possibilidade e respeite seus limites

O candidato deve se preparar para o teste de Aptidão Física com antecedência, para analisar suas condições físicas, assim como seus limites.

Nesse sentido, é preciso avaliar quais dinâmicas fazem mal ao candidato, porque não adianta se jogar no treinamento sem respeitar seus limites, é óbvio que o candidato deve ir se desafiando, aumentando gradualmente seus esforços, treinos, mas sempre respeitando o corpo e os limites.

Exercícios mais comuns no teste de Aptidão Física

  1. Barra fixa;
  2. Impulsão horizontal;
  3. Flexão.

Nesses três exercícios, o candidato deve saber o princípio básico que é a ligação entre peso e força, ou seja, para se preparar para esses exercícios, o candidato deve realizar atividades físicas para que os músculos resistam ao cansaço, assim terão mais força para suportar o tranco, e o candidato realizará esses exercícios com mais eficiência e agilidade.

Além disso, o candidato deve dar condições adaptativas aos músculos e isso é conseguido por meio do conhecimento do número de repetições, séries e frequência semanal para cada exercício.

  1. Corrida;
  2. Natação.

A corrida e natação também fazem parte dos exercícios mais comuns do teste de Aptidão Física, e dura entre 4 e 12 minutos. Para que o candidato se saia bem é imprescindível manter o ritmo, isto é, nem devagar demais, nem rápido demais, o ritmo deve ser equilibrado para conseguir preencher o percurso.

  1. Abdominal estilo remador.

Por fim, temos o exercício abdominal remador e para que o candidato consiga se sair bem, é preciso ter técnica, então, o mesmo terá que se posicionar de barriga para cima, com pernas e braços estendidos. 

Feito isso, o tronco é elevado no mesmo momento que ocorre o recolhimento e a flexão de pernas.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */