Notícias Receitas Para Emagrecer

Como congelar batata-doce

Quer saber como congelar batata-doce do jeito certo? Como você sabe, as batatas-doces são uma excelente fonte de fibras. E como um benefício adicional, você receberá uma dose dos antioxidantes que protegem contra diversas doenças.

Resumidamente: a batata doce é ideal até para quem quer se manter saudável.E isso é especialmente importante para você que quer perder peso ou apenas manter-se com saúde

Além disso, há uma propriedade muito especial na batata doce: elas são excessivamente duras, o que significa que não oxidam com o passar do tempo. E claro: é que a batata-doce pode durar até um doze meses dentro congelador, sem perder suas propriedades nutritivas.

Por isso, é possível mante-las com as mesmas propriedades nutricionais mesmo congeladas por tanto tempo.

Então, se você tem pouco tempo e quer se alimentar melhor, talvez esse artigo irá mudar a sua vida!

Quer aprender a congelar batata doce do modo certo? Continue lendo este artigo!

Como congelar batata-doce crua

Congelar batata doce crua

O congelamento de batatas cruas não é recomendado. Isso porque, após um certo período de tempo no congelador, a batata armazenada fica embebida em um líquido, que é causado principalmente pela casca e pela idade da batata.

Além disso, deve-se evitar também congelar batatas com menos de 30 dias após a colheita. 

Como congelar batata-doce cozida

Você precisa lavar e descascar as batatas doces antes de iniciar o processo de congelá-las. Atenção especial nesta parte, pois, se você não cozinhá-los por tempo suficiente, eles podem ficar escuros.

A remoção da casca da batata é necessária porque a batata congelada causa uma substância cremosa na casca.

Ferver as batatas, depois cortá-las em pedaços e deixá-las ferver em fogo brando por 5 a 10 minutos. Não cozinhe demais as batatas para manter a firmeza delas.

Deixe-o o tempo que julgar necessário, mas não o deixe mole para que sua consistência não seja afetada quando for hora de comer após o descongelamento.

Quando você atingir o ponto ideal, retire-os da água e deixe-os esfriar naturalmente, até que estejam suficientemente frescos para que você possa manuseá-los e armazená-los no congelador.

Como e onde armazenar a batata doce?

Você pode usar sacos plásticos adequados para congelamento ou frascos com tampas para armazenamento.

Se você quiser armazenar as porções no freezer, você deve usar um saco plástico, pois a melhor maneira de tirar o ar de dentro dele é colocá-lo no freezer.

Uma dica é já dividi-las em porções, pensando na quantidade perfeita para a preparação final, evitando descongelar mais batatas do que o necessário. Ao congelar batatas doces cozidas desta maneira, você pode mantê-las no freezer por até 12 meses.

Você pode distribuir as porções nas refeições que você terá nos próximos dias.

Como descongelar a batata doce

É possível descongelar batatas doces da mesma forma que é possível descongelar alimentos congelados que costumamos ver nos supermercados.

Deve-se evitar o descongelamento dos alimentos à temperatura ambiente.

Os alimentos descongelados na temperatura ambiente podem ser propensos ao crescimento de bactérias. Para descongelar os alimentos, você pode fazer isso de uma das seguintes maneiras:

  • Você pode mover os alimentos congelados do freezer para o refrigerador, evitando a liberação de toxinas e a proliferação de bactérias.
  • Na água, colocando o recipiente imerso em água fria sem deixar que ele entre em contato direto com o alimento;
  • No forno microondas, você pode apertar o botão para descongelar os alimentos.
  • No forno, tempere as batatas congeladas e use uma temperatura média ou baixa, para que não murchem ou com o interior ainda frio.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */