Dicas para emagrecer

Benefícios e Riscos da dieta Low Carb

Uma dieta low-carb foca basicamente no corte de carboidratos no consumo diário de uma pessoa. Muitas pessoas pensam que low-carb é algo recente ou da moda, mas a verdade é que utilizada há muito tempo, e ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo, transformando isso como um verdadeiro estilo de vida.

Mas você deve estar se perguntando, se este tipo de dieta pode afetar negativamente sua saúde. Por isso, eu decidi escrever mais sobre os benefícios e os riscos da dieta, e o que pode acontecer no seu corpo a longo prazo.

Afinal, o que são carboidratos?

Antes de falar sobre lowcarb, é necessário que você entenda o que é exatamente carboidrato. Você pode encontra-los em açúcares, frutas, grãos e também em produtos derivados do leite. Eles são macronutrientes importantes para seu corpo. O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo.

Enquanto outras dietas diminuem a quantidade de calorias ou a gordura, as dietas baseadas no low-carb limitam o carbo para queimar a gordura estocada no corpo.

Como funciona o low-carb

Normalmente, seu corpo queima carboidrato como combustível para suas atividades, como respirar, andar, correr, batimentos cardíacos e tudo mais. Quando você corta drasticamente os carboidratos de sua dieta, seu corpo entra em um estado metabólico chamado cetose. E aí que tudo começa a acontecer e é o ponto crucial para quem quer perder peso com dieta low-carb.

Quando você usa suas reservas de gordura, e seu corpo entende que ele é o único jeito de conseguir energia para suas atividades, o corpo automaticamente usa a gordura estocada no seu corpo como principal fonte de energia, então, você começa a perder gordura e por consequência, perder peso.

O termo low-carb começou em 1972 através do livro do cardiologista Dr. Atkins, e acabou se tornando muito popular para quem busca uma vida mais saudável e também para aqueles que querem perder peso. Este livro foi atualizado e revisado diversas vezes e se tornou um bestseller mundial, e também serviu de referência em centenas de livros sobre emagrecimento saudável.

Benefícios da dieta low-carb

Dietas low-carb tem sido bem avaliada por toda medicina e também por nutricionistas por prevenir algumas doenças crônicas como doenças cardíacas, obesidade, diabete entre outros. Muitos estudos feitos comprovam que há diversos benefícios para a saúde.

Um exemplo foi feito pelo Jornal de Medicina da Inglaterra (New England Journal of Medicine) que mostrou o resultado de uma pesquisa, com um grupo que estava se alimentando com dieta low-carb durante seis meses e comprovou que a perda de peso foi maior do que o grupo que se alimentava com outras dietas. A pesquisa também demonstrou o quanto foi proveitoso para manter o nível de insulina adequado ao corpo e também os níveis de triglicerídeos.

Riscos do low-carb

Nem tudo são mar de rosas, e é o meu dever, te contar dos riscos que você pode ter com esta dieta. O ruim da dieta é corta-se todos os tipos de carboidratos, tanto os ruins quanto os bons pra saúde, e faz a substituição com carnes gordas, queijos, peixes entre outros.

Mesmo com o avanço da ciência que comprova que os carboidratos não processados são MUITO saudáveis. Comer grandes quantidades de carne e gordura e apenas limitar o carboidrato é alvo de muitas críticas.

Algumas pessoas vão ao extremo e cortam totalmente o carboidrato, sendo que o corpo humano precisa deles para sobreviver. Como eu falei no início do artigo, o carboidrato é usado como fonte de energia. As fibras são usadas pelo organismo para que tenha uma digestão apropriada, e também na regulação da insulina. Há indícios que também impacto no sistema nervoso central, no cérebro, nos músculos e também o coração necessita do carboidrato para funcionar perfeitamente.

Cortar o carboidrato pode ser saudável enquanto você consome os carboidratos certos. Primeiro, quem pretende fazer esta dieta, precisa saber exatamente o que estão cortando: processados, alimentos fritos e açúcar precisam ser eliminado, enquanto legumes, grãos, fibras precisam se manter presentes na dieta.

 

Dica Extra: Se você quiser um guia para fazer low carb e sem risco, eu recomendo o 101 Receitas Low Carb. Eu fiz uma pequena resenha do livro, basta clicar abaixo.

ebook-101-receitas-low-carb-min

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário