Dicas para emagrecer

6 alimentos ricos em gorduras saudáveis ​​para atletas

Em uma dieta balanceada, as gorduras também têm um lugar na proporção certa, mas nem todas são iguais e não são igualmente benéficas. Se você se exercitar, descubra os alimentos que contêm mais gorduras saudáveis e não hesite em incorporá-los em seus menus.

Junto com carboidratos e proteínas, as gorduras são o terceiro maior grupo de macronutrientes que o corpo precisa para funcionar adequadamente e permanecer saudável. A gordura deve estar presente na dieta de qualquer pessoa, atletas incluídos, porque eles são uma das principais fontes de que para obter a energia necessária para a vida e para o exercício e porque eles são necessários para a síntese de gordura – solúvel vitaminas.

As gorduras insaturadas são mais benéficos, porque eles contêm ácidos graxos essenciais como ômega 3 e ômega 6 que, além de fornecimento de energia, cuidados sistema cardiovascular e ajudar os níveis de colesterol de controle. Alguns alimentos são ricos nessas gorduras saudáveis ideais para os atletas , por isso, se você executar a atividade física intensa, não pode faltar na sua dieta

Os alimentos com maior teor de gorduras saudáveis

Esqueça as gorduras “trans”, encontradas principalmente em bolos industriais e outros produtos processados e observa os alimentos ricos em gorduras ideal saudável para os atletas , porque você fornecer toda a energia rápida antes do treino, a energia que você precisa para contribuir cuidar de suas articulações e seu sistema circulatório.

1. peixe azul

Salmão, atum, sardinha, arenque … A presença de ácidos graxos essenciais como Ômega 3 é o que faz o peixe não faltar no cardápio de um atleta pelo menos 3 vezes por semana, além de ser alimento rico em proteínas para atletas . Também peixe branco (pescada, linguado, tamboril …) fornece ácidos essenciais Omega, embora em menor quantidade. É, em qualquer caso, um dos alimentos mais ricos em gorduras insaturadas que protegem o coração, limitando a presença de colesterol “ruim” e favorecendo a recuperação após o exercício.

2. Castanhas

As castanhas, em geral, são um pequeno tesouro por seu alto teor de nutrientes: vitaminas, minerais, proteínas, antioxidantes … e também são ricas em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, ou seja, “as boas”. De todas elas, as nozes são os ácidos graxos mais saudáveis ​​para atletas , como Ômega 3 e Ômega 6, podem contribuir para a dieta.

As castanhas também são ricas em fibras, um dos principais componentes da formula do quitoplan, um potente bloqueador de gordura que promove o emagrecimento.

3. Azeite

As propriedades benéficas do azeite ganharam a qualificação de “ouro líquido”. O alto teor de vitamina E, poderoso antioxidante e a presença de gorduras saudáveis , especialmente ácido oleico, fazem dele o melhor molho em uma infinidade de receitas saudáveis ​​e equilibradas.

4. Abacate

As vitaminas C e E, de potássio, de magnésio, de fibra … e tudo isto é não o suficiente para ser considerada um superalimento também contém ácidos gordos insaturados em uma proporção elevada, cerca de 12 gramas por 100 gramas.

5. Sementes de Chia

Até poucos anos atrás, era um alimento pouco conhecido, mas o seu valor nutricional tornou-se parte dos ingredientes de uma dieta equilibrada. Embora possa não parecer, as sementes de chia são compostas de mais de 30% de gorduras saudáveis ​​que são muito benéficas para os atletas. A maioria deles é insaturada com destaque para o ácido linoléico e o Ômega 3. São, portanto, uma fonte de energia magnífica, ideal para o desenvolvimento de atividade física intensa, que também possui propriedades antiinflamatórias.

6. ovo

Apesar de ter sido considerado pouco saudável durante décadas para o seu conteúdo de colesterol (foi demonstrado que o colesterol do ovo não necessariamente elevar o conteúdo de sangue), atualmente o ovo ocupa o seu lugar de direito como um alimento completo , de alto valor nutricional, capaz de fornecer não apenas uma grande quantidade de proteína de ótima qualidade, mas também uma excelente proporção de lipídios benéficos na forma de ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados. Incluem ovos inteiros, com gema e da clara de ovo na dieta de um atleta , é garantido para incorporar dieta todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita e também gorduras saudáveis Eles fornecem a energia extra que a atividade esportiva exige.

Lembre-se sempre de  consultar suas dúvidas com um médico ou nutricionista  antes de fazer qualquer mudança em sua dieta como atleta.

Sobre a autora

Bianca Silva

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