Saúde

Ginkgo Biloba: O que é, Vantagens e propriedades

O O Ginkgo Biloba é uma arvore originalmente da China, é uma das plantas mais resistentes da Terra e uma das poucas árvores que sobreviveram à bomba atômica em Hiroshima. 

O extrato desta árvore contém compostos essencialmente fenólicos, flavonóides e terpenóides, responsáveis ​​por suas propriedades farmacológicas. Vários mecanismos fisiológicos explicam as qualidades desta planta:

  • O extrato da folha de ginkgo biloba inibe o fator plaquetário e aumenta a produção de óxido nítrico nos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo no corpo. Por isso ele é utilizado em produtos como Xtragel. Um poderoso vasodilatador.
  • Ele regula vários sistemas de neurotransmissores, agindo da mesma maneira que alguns medicamentos usados ​​para tratar a doença de Alzheimer ou a depressão. De fato, é um potente monoamina oxidase A, / recaptação de dopamina, 5-HT e inibidor da norepinefrina
  • Previne a formação de radicais livres, ou seja, combate o estresse oxidativo e a hipóxia tecidual
  • Inibe a neurotoxicidade do beta-amilóide, um biomarcador da doença de Alzheimer

Benefícios do Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba tem 4 características principais:

  • Ele neutraliza a doença de Alzheimer e a demência de maneira mais generalizada por causa de seus antioxidantes, que estimulam a atividade neural e mantêm as vias cognitivas afastadas das placas amilóides.
  • Ajuda a melhorar a circulação sanguínea: devido ao seu efeito como vasodilatador, agentes anticoagulantes, antiagregantes plaquetários e anti-inflamatórios, melhora a saturação de oxigênio da pele e dos órgãos. Portanto, é recomendado para estimular energia, força e tônus ​​muscular. O aumento do fluxo sanguíneo ajuda a aliviar os sintomas de doenças cardiovasculares, como doença arterial, pressão alta, síndrome de Raynaud, gota, e disfunção erétil.
  • Leia também: quanto custa o xtragel na farmácia

Devido ao seu efeito vaso dilatador o extrato de Ginkgo é

  • Ele contribui para a melhoria das habilidades cognitivas: ele é conhecido por sua capacidade de estimular a memória e a concentração. Um estudo mostrou uma melhora significativa na memória de curto prazo após uma ingestão regular de 120 mg, 240 mg e 360 ​​mg de um extrato padronizado de Ginkgo.
  • Combate o envelhecimento e a degeneração celular através de suas propriedades antioxidantes,

Outros benefícios da árvore Ginkgo Biloba:

Os benefícios desta árvore não se limitam aos benefícios listados acima.

O Ginkgo Biloba também ajuda a reduzir o zumbido e a tontura, melhora o humor, a concentração e a visão, alivia os sintomas pré-menstruais (dores musculares, fadiga, ansiedade), reduz as doenças respiratórias (especialmente a asma), previne o mal da altitude e combate a depressão.

Ginkgo Biloba: Efeitos colaterais

Em geral, o ginkgo, quando usado com moderação, não apresenta riscos ao organismo. Efeitos colaterais sérios são raros, mas dois devem ser destacados:

Aumenta o risco de sangramento devido ao seu efeito anticoagulante. Portanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de distúrbios da coagulação (hemofílicos, etc.) ou já está tomando medicamentos que promovem o sangue (ibuprofeno, aspirina, etc.).

Por esse motivo, o ginkgo não deve ser tomado alguns dias antes da cirurgia, assim como mulheres grávidas ou amamentando.


Aumenta o risco de sangramento devido ao seu efeito anticoagulante. Portanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de distúrbios da coagulação (hemofílicos, etc.) ou que já estão tomando medicamentos que promovem o sangue (ibuprofeno, aspirina, etc.).

Por esse motivo, o ginkgo não deve ser tomado por alguns dias antes da cirurgia, mulheres grávidas ou amamentando

Atenção: Nunca coma sementes ou folhas de ginkgo não tratadas, pois são venenosas!

Dosagem

É tomado sob a forma de cápsulas, infusões ou tinturas-mãe. Para tirar proveito desta planta, recomenda-se 120 a 240 mg de extrato de Ginkgo Biloba por dia , dividido em duas ou três doses para um tratamento de 3 a 6 meses.

A suplementação com ginkgo deve ser progressiva: comece com 60 mg de extrato e aumente a dose gradualmente para evitar possíveis dores de cabeça causadas pelas propriedades vasodilatadoras do ginkgo.

Sobre a autora

Bianca Silva

Deixe um comentário