Saúde

10 Micronutrientes mais importantes para saúde

Para ter uma vida saudável é preciso incluir os 13 tipos de vitaminas e 14 tipos de minerais essenciais para o organismo. Independente do seu objetivo com o corpo, seja ganhar massa muscular ou emagrecer, é importante ter uma dieta equilibrada e rica em alimentos importantes para o bom funcionamento de cada célula do corpo.

Na lista abaixo você encontrará os 10 micronutrientes multifuncionais que você deve incluir em sua dieta, sem prejudicar nutrientes como o molibdênio, focado em apoiar os processos de desintoxicação.

Micronutrientes importantes para saúde

Muitas pessoas se questionam com a pergunta “Por que não consigo emagrecer?”, o que acontece é que para perder peso com saúde e de forma eficiente, precisamos nutrir o corpo com os nutrientes ideais, os quais ajudam a acelerar o metabolismo e promovem a energia necessária para realização das funções vitais.

Confira a seguir quais os nutrientes não podem faltar em sua dieta:

VITAMINA D

A vitamina do sol é uma força solúvel que beneficia todo o corpo. O destaque da vitamina D é o seu apoio à saúde óssea, pois ajuda a manter os níveis equilibrados de cálcio no sangue.

No entanto, a vitamina D também:

  • Suporta função imunológica saudável
  • Ajuda a manter um humor equilibrado
  • Apoia a saúde cardiovascular, ajudando a manter a pressão arterial saudável
  • Expor a pele ao sol ajuda o corpo a produzir vitamina D. Você também pode adicionar peixes gordurosos, laticínios ou grãos fortificados ou um suplemento à dieta.

MAGNÉSIO

É conhecido como macromineral e por boas razões. O apetite violento do seu corpo por magnésio se deve ao envolvimento do mineral em mais de 300 sistemas enzimáticos. Este macromineral desempenha um papel muito importante porque:

  • Contribui para produção de energia
  • Ajuda a manter níveis saudáveis ​​de cálcio
  • Suporta a função saudável de insulina normal e níveis de glicose no sangue já na faixa normal
  • Mantém a saúde óssea

VITAMINA C

Você conhece a vitamina C, possivelmente o nutriente mais conhecido do mundo. Muitos estudos revelaram o amplo impacto da vitamina C na manutenção da saúde.

  • Atua como um antioxidante, ajudando a afastar os radicais livres ao liberar elétrons para neutralizar compostos prejudiciais
  • Ajuda a apoiar a produção de colágeno, que é importante para manter a pele saudável
  • Desempenha um papel importante na manutenção da função imunológica saudável, apoiando a produção e proteção dos glóbulos brancos
  • Apoia a saúde cardiovascular

CÁLCIO

A relação desse mineral com o apoio à saúde óssea é tão forte que a incrível versatilidade do cálcio pode ser esquecida. Este maravilhoso mineral:

  • Apoia a saúde cardiovascular e a coagulação sanguínea
  • Ajuda a manter a comunicação celular saudável por meio de seu papel na sinalização celular por todo o corpo
  • Suporta o movimento muscular – tanto a contração quanto o relaxamento muscular requerem cálcio
  • Ajuda a manter a função nervosa saudável

VITAMINA A

Seu perfil como lutador contra os radicais livres, que também é solúvel em gordura, é apenas o começo da história sobre a origem desse super-nutriente. Claro, a vitamina A atua como um poderoso antioxidante, mas você sabia que sua contribuição para a diferenciação de células saudáveis ​​expande o papel da vitamina A em seu corpo?

Seus olhos, sua pele, seu sistema reprodutivo, bem como seus órgãos e tecidos em todo o seu corpo são mantidos por este nutriente essencial. Também ajuda a manter o crescimento e a comunicação celular saudáveis, oferece suporte à função imunológica saudável e é um componente de uma proteína-chave para a visão.

FERRO

Não se deixe enganar pelo termo “oligoelemento”. O cobre é a chave para ajudar a construir um corpo saudável. Isso é o que ele faz por você:

Suporta a formação de tecido conjuntivo em todo o corpo

Ajuda a manter a produção saudável de glóbulos vermelhos

Suporta o cérebro e o sistema nervoso

Ajuda a manter a saúde cardiovascular, apoiando vasos sanguíneos saudáveis ​​

Suporta produção de energia e respiração celular

Ajuda a apoiar a função imunológica e a saúde óssea

Além disso, atua como antioxidante, embora indiretamente.

BIOTINA

Você pode chamá-lo de vitamina B7 ou biotina. Esta vitamina beneficia todo o seu corpo, desde apoiar a produção de energia até manter a sinalização celular saudável.

A biotina também é frequentemente mencionada quando falamos sobre como manter um cabelo saudável. No entanto, faz muito mais. Também ajuda a manter os ossos saudáveis ​​e a expressão genética normal, ao mesmo tempo que apoia a produção de glicose de outras fontes além de carboidratos.

FÓSFORO

O fato de o fósforo ocupar o segundo lugar na lista dos minerais mais abundantes no corpo, depois do cálcio, não é pouca coisa. É assim que o fósforo é importante. Você precisará dele para apoiar a produção de energia, graças à adenosina tri fosfato (ATP).

O Fósforo também:

  • Oferece suporte à saúde óssea e celular
  • Ajuda a manter a sinalização celular saudável
  • Suporta a síntese de proteínas
  • Funciona com vitaminas B para ajudar a apoiar a saúde do coração, rins, músculos e nervos

VITAMINA B6

Mais de 100 das enzimas em seu corpo não seriam as mesmas sem a vitamina B6. Vamos mencionar apenas os mais importantes, pois a lista de benefícios é muito longa.

  • Suporta a produção de glicose a partir da molécula de açúcar armazenada conhecida como glicogênio
  • Ajuda a manter a saúde imunológica, apoiando a produção de células imunológicas
  • Suporta modulação normal de hormônios
  • Desempenha um papel no apoio ao metabolismo da gordura
  • Ajuda a manter a formação normal de neurotransmissores
  • Apoia a saúde cardiovascular por meio de seu papel na regulação dos níveis de homocisteína no sangue
  • Desempenha um papel nas coenzimas que ajudam a apoiar o metabolismo proteico saudável

ZINCO

Você pode não precisar de tanto zinco em comparação com outros minerais, embora este mineral seja uma das mais de 300 enzimas e esteja envolvido em muitos sistemas e funções corporais importantes.

O suporte imunológico pode ser a primeira coisa que vem à mente. O zinco ajuda a manter a imunidade saudável. Uma das funções mais importantes que o nutriente desempenha em sua saúde, começa no nível genético. O zinco ajuda a apoiar a construção e reparo de DNA saudável. É também um componente estrutural de proteínas relacionadas à expressão gênica.

Beneficiar a saúde dos rins, olhos, músculos, ossos e pele também é uma importante responsabilidade do zinco. O mesmo se aplica à atividade antioxidante, apoiando a produção de um componente do sangue e auxiliando na absorção do folato pelas células.

Incluir alimentos com esses nutrientes em sua dieta, contribuirá para uma vida mais saudável, ajudando a evitar doenças e emagrecer com saúde. Converse com o seu nutricionista para montar um plano alimentar eficaz, de acordo com o seu biotipo.

Sobre a autora

Patrícia Andrades

Patrícia Andrades

Olá, meu nome é Patrícia Andrades, adoro moda e trabalho em uma empresa como administradora. Nas horas vagas, gosto de escrever no meu blog!

Sempre tive muita dificuldade em perder peso desde criança. Quando aos 27, decidi dar a volta por cima e começar minha transformação. Hoje eu ajudo centenas de milhares de mulheres a atingirem mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

/* ]]> */